Toronto - Dia 3

Começamos o segundo dia em Toronto visitando o Royal Ontario Museum, um museu de história natural que fica num edifício antigo que recebeu uma intervenção contemporânea do arquiteto Daniel Libeskind (o contrastante "cristal" incrustado). Participamos de uma visita guiada por uma funcionária do museu que explicava sobre o acervo, a história do prédio e da ampliação do museu. Passamos pela exposição de esqueletos de dinossauros, fósseis de animais e plantas dos períodos Jurássico e Cretáceo, e por uma exposição de pedras do mundo todo que foi a parte que eu mais gostei. Antes do início da visita, tinha conversado um pouco com a nossa guia e contei que estudava arquitetura e estava estudando sobre aquele projeto especificamente no grupo de pesquisa que participo. Ela então disse que reforçaria as explicações sobre arquitetura durante a visita e no final respondeu algumas perguntas que fiz, contando sobre o impacto da nova intervenção na visão dos moradores (que, segundo ela, não gostaram muito), os custos das obras, e outras informações novas.

Royal Ontario Museum
As escadas do ROM
Saindo de lá, fomos procurar um lugar pra almoçar e acabei comendo um sanduíche, antes de seguir pro Kensington Market, onde conheci a Wanda's Pie in the Sky e comi a melhor torta de maçã da minha vida!

Seguimos então pra OCAD University (Ontario College of Art and Design), conhecida como a universidade da imaginação. A escola de artes e design de Toronto fica num grande paralelepípedo sustentado por pilares inclinados que parecem giz-de-cera fininhos. Lá embaixo tem uma loja que vende materiais artísticos.

OCAD U
Andamos muito pela cidade, por muitas ruas. Passamos no bairro chinês novamente, por alguns prédios da Universidade de Toronto, pela Art Gallery of Ontario (que visitei no dia seguinte), pela rua da padaria dos donuts que estava fechada e muito cheia pra algum show (acho que era um festival da MTV), por muitos pubs lotados por causa dos jogos da Copa… até chegarmos na CN Tower.

mais da Universidade de Toronto
pausa pro almoço nessa rua

fachada just the way i like it
I scream, you scream, we all scream for ice cream!

A torre de tv pode ser vista de muitos lugares da cidade, muitas vezes servia como uma forma de nos localizarmos, e era muito perto do hotel. Deixamos para subir no fim da tarde, já que o dia durava bastante por ser verão. São mais de 500 metros de altura percorridos em segundos por um elevador que nos leva até um deck de observação. Pagando mais, é possível subir mais alguns andares até o SkyPod e até mesmo participar da EdgeWalk (uma caminhada que percorre o anel da torre pelo lado de fora!). Pra quem não é tão aventureiro, andar pelo chão de vidro deve bastar, que foi o que eu fiz!

CN Tower
lá de cima!


0 comentários:

Postar um comentário

 

@tmlaura

Sobre o blog

We travel not to escape life, but for life not to escape us.

Fiz esse blog para que eu possa escrever sobre os lugares que já visitei e que, por algum motivo, quero guardar na memória. Para que um dia, se eu voltar, possa revisitá-los, lembrar dos endereços, de alguns "achados", algumas facilidades e também para compartilhar essas dicas com quem possa se interessar.

Bem-vindo!

p.s: A maior parte das fotografias desse blog foram tiradas por mim. Quando não, estão linkadas para o seu lugar de origem.

A autora


Laura Marins
colecionadora de histórias, lugares, memórias, bugingangas, utilidades, gulodices e andanças