I left my heart in San Francisco - Parte 1

São Francisco foi a primeira parada da viagem pela Califórnia. É uma cidade relativamente grande (a quarta maior da Califórnia), mas nada caótica. Ao contrário de muitas cidades americanas, não é preciso um carro para se locomover por lá, já que o transporte público é muito bom (ônibus, bondes, metrô, cable car, ciclovias). E é ótimo de andar a pé, ainda que seja uma cidade cheia de ladeiras, já que foi construída em meio a colinas. A natureza também é muito bonita, com muito verde, praças e parques, além de estar junto ao mar do Pacífico.

Quantos mais dias ficar em São Francisco, melhor. É uma cidade com muita coisa para ver, muitas atividades e é importante ter tempo apenas para andar por lá, sentar num banco e apreciar a vista e comer nos inúmeros bons restaurantes/lanchonetes/mercados.

Pra quem gosta de natureza é imperdível separar um dia para ir a Muir Woods, a floresta das árvores gigantes do tipo Redwoods. Esse é um dos passeios mais legais que já fiz, dá muita vontade de ir a Yosemite também e passar vários dias vendo a natureza e as gigantes árvores sequóias. Muir Woods fica próxima à cidade vizinha de Sausalito, que também vale muito a pena visitar.

Aliás, muito se fala sobre onde se hospedar em São Francisco. Normalmente a discussão gira em torno da região de Union Square x Fisherman's Wharf. Fiquei com muitas dúvidas já que diziam que os hotéis em Fisherman's eram mais novos e mais baratos, e que a região de Union Square era barulhenta e movimentada, mas acabei achando uma promoção na Union Square e tenho certeza que foi a melhor opção!

Union Square é o coração da cidade, tem muita oferta de transportes, lojas legais e bons lugares para comer. Já Fisherman's Wharf é uma área totalmente turística com ares de parque de diversão.

Chegamos em São Francisco já no fim da tarde, depois de um longo vôo que partiu do Rio de Janeiro com escala em Houston. Fomos dar uma volta pela Union Square e jantamos na Cheesecake Factory, no último andar do prédio da Macys.

No dia seguinte começamos explorando a Union Square. A praça estava bem movimentada e com a luz do dia deu pra ver melhor os corações com pinturas espalhados por lá. Em volta da Union Square tem um comércio bem variado, com muitas grandes lojas como Urban Outfitters, Anthropologie, Uniqlo e Apple. Lá perto fica também o ponto inicial do cable car, o bondinho histórico de São Francisco, sempre com uma grande fila.

Da Union Square, pegamos a Geary St até a Market St e fomos caminhando por toda a rua até o Ferry Building. Foi uma caminhada muito agradável, com muitas barraquinhas de flores pelo caminho. Ainda paramos numa filial da Ghirardelli no caminho, que é a famosa marca de chocolates de São Francisco.

King Proteas
Flores lindas e diferentes nas barraquinhas da Market St

The Embarcadero, de frente para o Ferry Building Market

O Ferry Building é um mercado fantástico! Tem muitas lojinhas, restaurantes e barraquinhas de comidas de todo tipo. Pães, queijos, chocolates, azeites, vinhos, mel, legumes, verduras, frutas e flores de todas as cores, aromas e sabores.

Ferry Building Market
A linda confeitaria Miette, dentro do Ferry Building Market

Muitos produtos para a Páscoa, que estava próxima

A vista do mercado é linda. Na parte de trás do prédio tem uma área aberta onde é possível ver a baía, a Bay Bridge e é cheio de gaivotas pairando no ar. Passamos a manhã toda e uma parte da tarde passeando no Ferry Building. Entramos em cada lojinha/barraquinha, provamos as amostras grátis que davam e ainda almoçamos no Cowgirl Creamery Sidekick, o restaurante da loja de queijos Cowgirl Creamery, que fica logo ao lado. Eles faziam sanduíches de raclette na hora e ainda vendiam limonadas muito boas.

Saindo do mercado fomos dar uma volta no Sue Birman Park, uma área verde bem bonita logo ali na frente.

No Sue Birman Park, com o Ferry Building ao fundo

De lá resolvemos pegar um uber e ir para Muir Woods. Passamos pela Golden Gate pela primeira vez e deixamos São Francisco rumo à floresta das redwoods. Parecia uma ótima ideia já que sairia muito mais barato que pegar um ônibus de excursão. Ir a Muir Woods sem carro é um pouco complicado já que não tem transporte público até a entrada do parque. Como tínhamos um chip de internet 3G, pedimos um uber para ir até lá e pensamos que, depois de passear pelo parque, chamaríamos outro para voltar. Bem simples.

As gigantes Redwoods
O problema é que ainda na subida para Muir Woods perdemos o sinal do celular. E o motorista do uber também perdeu seu sinal, então já não tinha nem como acompanhar o preço da corrida. O pior foi perceber que não conseguiríamos chamar outro uber para voltar, já que não tinha sinal de celular nenhum lá em cima. Também não tinham ônibus públicos, ponto de táxi, nada. E ainda começou a chover.

A opção mais segura seria voltar para São Francisco no mesmo carro e não conhecer Muir Woods, mas não queríamos perder o passeio, ainda mais pela distância que já tínhamos percorrido para chegar. Combinamos com o motorista do uber de nos esperar por 40 minutos, assim poderíamos pelo menos dar uma olhada no parque antes de retornar. Foi um passeio rápido e um pouco tenso, já que não tínhamos certeza se o motorista de fato ia nos esperar. Vai que aparecesse alguém querendo um uber nesse meio tempo ou sei lá? Mas aproveitamos os 40 minutos que tínhamos lá e vimos que precisaríamos dar um jeito de voltar a visitar Muir Woods ainda nessa viagem!

As impressionantes redwoods de Muir Woods
Ao voltar para o estacionamento encontramos lá o motorista, felizmente, e voltamos à São Francisco. Deu tudo certo, mas chegamos à conclusão de que o ideal seria alugar um carro e dirigir até lá ou ir em um ônibus de turismo, que foi o que fizemos uns dias depois e valeu muito a pena!

Já tínhamos tido muita aventura nesse dia então terminamos jantando pela Union Square mesmo, na Cheesecake Factory, e fomos descansar!