Natal na Alemanha


O Natal sempre foi a minha data comemorativa favorita. Gosto muito de enfeitar a casa, montar a árvore, embrulhar presentes, ver cartões, propagandas de Natal na televisão, as guirlandas penduradas nas portas, os pisca-piscas nas ruas e as lojas enfeitadas. Sem contar no espírito de Natal, que para alguns pode ser balela, mas para mim faz parte do final do ano. A família reunida, as comidas que só comemos uma vez por ano (e nos dias seguintes ao 24, já que comida de Natal nunca acaba)…

Em 2007 eu comprei meu primeiro enfeite de Natal "viajante", que deu início a uma pequena coleção que venho construindo com minha família. Funciona assim: quando alguém viaja, traz para casa um enfeite do lugar que foi visitar. Pode ser algo típico, que represente a cidade/país de alguma forma, ou apenas um enfeite natalino. Na seção There's no place like home estão alguns posts que falam sobre isso.

Cada lugar (e cada família, na verdade) tem uma forma diferente de comemorar o Natal. Na Alemanha a data é levada muito a sério! Sempre li muito sobre os mercados de Natal alemães e, por isso, há muito tempo tinha vontade de conhecê-los. Quando surgiu a oportunidade de viajar no mês de dezembro, pensei logo em incluir qualquer cidade alemã no roteiro. As possibilidades eram muitas: Berlim, Munique, Hamburgo, Frankfurt, Stuttgart, Colônia, Nuremberg… Todas essas e muitas outras cidades comemoram a data de forma especial e acho que qualquer destino seria acertado. Como a passagem mais barata e com melhores horários era pra Munique, foi pra lá que fui, com meu pai e minha irmã Paula.

Brienner Straße iluminada


Não poderia querer cidade melhor para ver pela primeira vez o Natal na Alemanha. Os mercados de Munique são maravilhosos. Como li no Viaje na Viagem, é quase uma Decemberfest na cidade! As ruas ficam cheias de moradores e turistas bebendo glüwein, comendo as iguarias típicas e vendo as barraquinhas que são todas enfeitadas, até seus telhados. Os enfeites de Natal são lindos, muitos de madeira e feitos a mão, muitas velas, guirlandas, tecidos e fitas… As luzes e o espírito natalino parecem tomar toda a cidade.

Uma das primeiras coisas que vi, próximo a uma das saídas do metrô Marienplatz
Vitrine de Natal da Galeria Kaufhof, tradicional loja de departamentos. Todos os bichinhos se mexiam e dezenas de pessoas se amontoavam para assistir.
Kaufingertor
Essa viagem juntou duas coisas que estão entre as que eu mais gosto: o Natal e o fato de estar viajando. Por isso vou escrever mais alguns posts para falar com mais detalhes sobre a viagem a Munique. O mercado da Marienplatz é o mais famoso, mas existem muitos mercados, de diferentes tamanhos e temas, espalhados pela cidade. Escreverei depois sobre o Münchner Christkindlmarkt (que é o da Marienplatz), o Rindermarkt, o mercado medieval e o mercado de Natal do Englischer Garten.

Em vários países da Europa existem esses mercados: Áustria, França, Suíça, Holanda, Bélgica, República Tcheca… Apesar disso, os entendidos dizem que lugar nenhum do mundo faz Natal como a Alemanha. Espero ainda conhecer outros mercados natalinos, mas já acredito nisso! Se tivesse tido mais tempo teria aproveitado para conhecer também Salzburg, na Áustria, que está a uma curta distância de trem e dizem ter lindos mercados (e ainda tem mozart balls hehe)!

Schokolade!


Logo no dia em que cheguei vi um mercadinho numa pequena praça perto de onde iria me hospedar, em Harras (fora do centro turístico). Larguei as malas e fui correndo lá, apesar de todo aquele frio (mais que compensado por tudo o que se tem a oportunidade de ver!). Já eram quase 10 da noite e acabei encontrando as barracas fechadas, mas nos outros dias passei por lá e era uma pequena versão dos mercados mais tradicionais, com poucos enfeites, mas tinha carrossel, comidas típicas, algumas roupas de frio, chocolates em forma de ferramentas… Parecia mais voltado para a vizinhança mesmo, e parece que isso é comum em várias pequenas praças da cidade.

Floricultura em Marienplatz
Outra coisa que sempre gosto de fazer quando viajo é ir nos supermercados. É uma forma de economizar na alimentação e ainda conhecer um monte de produtos diferentes que não encontramos aqui. Eu adorei que em todos os mercados de Munique tocavam músicas natalinas, além de ter seções de produtos comemorativos. Muitos produtos ganham embalagens e formatos especiais para o Natal. A maioria dos chocolates vêm em caixas e pacotes bonitos e alguns são produzidos especialmente para a data, com sabores natalinos que incluem especiarias como canela, cravo, gengibre, etc. Sem contar nos calendários do advento, que são caixas de chocolate com janelinhas que representam cada dia do mês de dezembro e que devem ser abertas dia a dia. Acho que originalmente vinham mensagens de Natal nas janelinhas, mas já há algum tempo deram uma elaborada no calendário. Embora não seja comum aqui no Brasil, pode ser facilmente reproduzido (o Pinterest está aí pra isso). Vou ver se esse ano faço um!

uma volta pelo supermercado
Apesar de pesquisar e ler muito sobre os mercados, essa viagem a Munique superou as minhas expectativas sobre como seria o Natal alemão. Por isso foi uma viagem muito especial da qual guardo as melhores memórias.

Eu e minha irmã numa extensão do mercado de Marienplatz, dentro da Neues Rathaus

0 comentários:

Postar um comentário

 

@tmlaura

Sobre o blog

We travel not to escape life, but for life not to escape us.

Fiz esse blog para que eu possa escrever sobre os lugares que já visitei e que, por algum motivo, quero guardar na memória. Para que um dia, se eu voltar, possa revisitá-los, lembrar dos endereços, de alguns "achados", algumas facilidades e também para compartilhar essas dicas com quem possa se interessar.

Bem-vindo!

p.s: A maior parte das fotografias desse blog foram tiradas por mim. Quando não, estão linkadas para o seu lugar de origem.

A autora


Laura Marins
colecionadora de histórias, lugares, memórias, bugingangas, utilidades, gulodices e andanças