Acho que é impossível pensar em Barcelona sem pensar em Gaudí. Ele é um dos mais importantes arquitetos espanhóis e está marcado nos principais pontos da cidade através de suas contruções, de suas formas e cores.
A Sagrada Família é, sem dúvidas, sua obra mais famosa, e um dos principais pontos turísticos da cidade. A primeira vez que eu a vi foi do alto de um daqueles ônibus turísticos e o que eu me lembro é que ela era impressionante, pela beleza, pelo tamanho das torres, e por ser uma construção única, diferente de tudo o que eu já tinha visto antes.
Ao comprar as entradas para a Sagrada Família você tem a opção de incluir também (por um acréscimo no preço) a subida de elevador até o alto de uma das torres e o serviço de audioguia. Ambos valem a pena!
A vista lá de cima |
O audioguia, aliás, faz toda a diferença, porque o modo como você vê a arquitetura muda quando você conhece a história que existe por trás, e a Sagrada Família é uma construção cheia de histórias e explicações interessantes.
Talvez você já saiba (eu nao sabia) que a Sagrada Família é uma obra que continua em contrução. Gaudi morreu antes que sua obra ficasse pronta e a construção da catedral era feita com base em desenhos e criações feitas aos poucos, muitas vezes alterados, adaptados.
As duas fachadas principais - da Natividade e da Paixão - mostram o nascimento e a crucificação de Jesus.
Fachada dedicada ao nascimento de Jesus |
A primeira, Fachada da Natividade, foi construída voltada para o leste (que é onde o sol nasce) e a segunda, Fachada da Paixão, para o oeste (onde o sol morre).
Fachada da Paixão |
A soma dos números, tanto na direção vertical quanto na horizontal, dá o mesmo resultado: 33, a idade de Cristo no momento de sua morte |
Quando estiver pronta, a Sagrada Família terá catorze torres. A maior delas, a torre central dedicada a Jesus, terá 170 metros. Será, portanto, um dos pontos mais altos da cidade, abaixo apenas dos grandes relevos naturais, porque para Gaudi, a obra do homem nao pode ser maior do que a obra de Deus.
O interior da catedral também é surpreendente, com suas torres esbeltas que se ramificam em galhos e mais parecem grandes árvores. Com grandes vitrais coloridos e com uma arquitetura que consegue ser leve e iluminada.
O que eu queria me lembrar é que a Sagrada Família é uma construção impressionante e emocionante, e que é um dos lugares que eu quero voltar quando sua obra for concluída (só depois de 2026).
0 comentários:
Postar um comentário